16 julho, 2006

Karl Marx e Papai Noel: paralelos históricos

É curioso notar como esses dois personagens guardam inúmeras semelhanças entre si. E essas semelhanças são tantas que, às vezes, ambos parecem se confundir. Seriam eles a mesma pessoa? Bem, depois de uma complexa e exaustiva investigação, cheguei a alguns indícios que apontam nessa direção.

1 - Ambos são sempre descritos como homens gordos que se escondem por trás de uma longa e misteriosa barba branca.

2 - Ambos estão profunda e inseparavelmente ligados à cor vermelha, sendo esta um dos principais traços que caracterizam a sua identidade histórica.

3 - Ambos nunca foram pessoas afeitas ao trabalho e sempre preferiram dedicar-se ao lazer e à ociosidade.

4 - Ambos, ao que consta de suas biografias pessoais, são descritos como bons e afáveis velhinhos, de carinho e atenção especial com as crianças.

5 - Ambos são produtos diretos do capitalismo selvagem e, na ausência deste, talvez jamais chegassem a ter qualquer relevância.

6 - Por fim, ambos representam duas das mais exuberantes e enganosas ficções do mundo moderno, alimentando as fantasias e as ilusões de milhões de pessoas em todo o mundo.

Muitos marxistas hão de querer retrucar todos esses indícios. Mas, antes que eles se dêem ao trabalho, eu posso antecipar algumas possíveis respostas suas a cada ponto. As menos ilógicas, claro. Vamos lá.

1 - Mentira: eu já vi um Papai Noel magro.

2 - Mentira: Papai Noel tem uns detalhes brancos na roupa.

3 - Mentira: Papai Noel trabalha uma vez por ano.

4 - Mentira: já saiu uma notícia sobre um Papai Noel pedófilo.

5 - Mentira: parece que existe Papai Noel em Cuba.

6 - Mentira: Papai Noel não é ficção.